4 found
Order:
  1. John Rawls entre Kant e Hegel: um esboço.Elnôra Gondim & Osvaldino Marra Rodrigues - 2009 - A Parte Rei 63:9.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  3
    John Rawls.Elnora Gondim & Osvaldino Marra Rodrigues - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 15:31-43.
    O presente artigo pretende demonstrar o percurso nas obras rawlsianas do método do equilíbrio reflexivo e, em decorrência disso, uma forma de educação existente na teoria de Rawls. Embora este não mencione em nenhum de seus textos tal postura, no entanto é possível constatar este aspecto em sua teoria.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Posição original: um recurso procedimental puro.Elnora Gondin & Osvaldino Marra Rodrigues - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (3):42-54.
    O objetivo do presente artigo é mostrar que a posição original é um recurso heurístico para que as questões de justiça sejam pensadas. A posição original é um procedimento que faz parte das condições de elegibilidade dos princípios de justiça. Esse artifício é definido como procedimentalismo puro; aquele em que procedimentos justos garantem resultados justos.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  5
    Reflexões sobre técnica: interfaces entre Karl Marx e Hans Jonas.Osvaldino Marra Rodrigues & Elnora Gondim - 2011 - Griot : Revista de Filosofia 3 (1):36-43.
    A técnica moderna não reconhece e não possui nenhum limite extrínseco. Dado que emerge da subjetividade desvinculada de um ethos natural, ela circunscreve o horizonte metafísico Ocidental. Por esse motivo, torna-se um imperativo buscar meios de controle sobre a técnica mesma, aquilo que Jonas denomina a busca de um poder sobre o poder; do contrário, o ser humano, objeto da razão instrumental, estaria subscrevendo sua própria extinção.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark